Thursday, October 16, 2014

San Francisco - 16th ave Tiled Steps ou Mosaic stairs


Um dos meus lugares favoritos em San Francisco é a 16th ave Tiled Steps ou Mosaic stairs.
Trata-se de um mega bem sucedido esforço da vizinhança do bairro que queria embelezar os 163 degraus da escadaria que fica entre 16th ave e Moraga st (clique aqui para saber mais sobre o projeto).

Para chegar lá, pegue a Judah line do MUNI. Se você pegar ele em downtown, vai ser o metro. Só que depois ele vira um ônibus elétrico e você precisa ficar atento às paradas, pois não as estações viram pontos de ônibus na rua. Mas em cima da porta ele mostra o nome de todos os pontos. Você pode descer perto da 17th. É bem perto e tem que ficar esperto, pois se não passa despercebido.

O primeiro lance de escadas mostra um deslumbrante mosaico de flores e borboletas com cores muito vivas! Haja malabarismo para fotografar ele inteiro. Sempre tem turistas parados no meio da escada, ou moradores fazendo exercícios. Mas se tiver paciência e for chata como eu, conseguirá uma bela foto da escada inteira.
Quando já satisfeita com tanta beleza, me aparece uma simpática moradora do bairro que nitidamente percebeu o quanto eu estava deslumbrada com a beleza daquela obra de arte. Sem rodeios, como todo povo simpático que vive em San Francisco, me disse que mais acima tinha a escadaria mais linda com mosaicos que formam o fundo do mar, o sol e a lua.
Além da simpatia, percebi que existia um orgulho por parte dela. Afinal de contas, como moradora do bairro, ela é umas das colaboradoras que viabilizaram esta obra de arte.


Agradeci e segui em frente em busca deste outro lance de escadas. Ansiosa com o que poderia encontrar.
Já ofegante, achando que tinha andado o suficiente por um ano, encontrei a escadaria. Mais linda do que a primeira. Aquele com o fundo do mar....Meu Deus! E a lua??? O sol!!! Muito lindo. Me sentei no canto e fiquei descansando e apreciando mais esta obra de arte.Sei que naquele momento eu era a chata que ficou empacando a foto dos outros. Mas nem liguei. Era meu momento. Meu prêmio máximo por andar na subida naquele calor de primavera.
Você sobe olhando os degraus e, quando se dá conta e olha para trás, vê a linda vista do oceano ao fundo. Pense o quanto você já subiu e agora vai ter que descer... Mas quer saber: Vale demais a pena.
Vou colocar aqui as fotos da lua e do sol.quem sabe assim vocês não se empolgam para ir ver com seus próprios olhos.





No comments:

Post a Comment